segunda-feira, 31 de março de 2014

Autoria no ensino de química: análise de textos escritos por alunos de graduação

Periódico: Ciência e EducaçãoCiência & Educação
Publicação:Vol. 17, Nº 3(2011)
Título do artigo: Autoria no ensino de química: análise de textos escritos por alunos de graduação
Autores: Salete Linhares Linhares Queiroz; Luciana Nobre de Abreu Ferreira.

Resumo:
A utilização de textos de divulgação científica no ensino formal tem sido discutida por pesquisadores da área de educação em ciências. Tais discussões sugerem que esses textos podem funcionar como instrumento de motivação em sala de aula, organizando explicações e estimulando debates. Nesta perspectiva, foi aplicada uma proposta de ensino pautada no uso de capítulos do livro Tio Tungstênio: Memórias de uma Infância Química, de Oliver Sacks. A proposta, que envolveu a produção de textos pelos estudantes sobre conteúdos do livro, foi aplicada em uma disciplina do ensino superior de química. Os textos foram analisados segundo a Análise do Discurso de linha francesa, especificamente com relação à noção de autoria.

Palavras chave: Análise do discurso. Divulgação científica. Ensino de química. Ensino Superior



A PESQUISA EDUCACIONAL COMO ATIVIDADE CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS DE QUÍMICA

Periódico: Ciência e Educação
Publicação: Vol.17, Nº 3 (2011) 
Título do artigo: A pesquisa educacional como atividade curricular na formação de licenciandos em Química
Autores: Fábio André Sangiogo; Raquel Woyciechoswky; Simone Albrechet da Rosa; Otavio Aloísio Maldaner.
Resumo: 
O artigo reflete sobre a atividade de pesquisa educacional desenvolvida no componente curricular Pesquisa em Ensino de Química II, um dos componentes de iniciação à pesquisa educacional no curso de Química-Licenciatura da UNIJUÍ. Licenciandos, por meio de questionário respondido por acadêmicos de Química e da terceira série do Ensino Médio, identificaram diferentes níveis de significação envolvendo conceitos científicos fundamentais na compreensão das transformações químicas e seus efeitos térmicos. As respostas foram agrupadas segundo sua semelhança, resultando na construção de quatro categorias de análise para ambos os grupos. Foram consultados, também, livros didáticos de química do Ensino Médio e do Ensino Superior, que abordam o tema investigado. Com base no relato da pesquisa desenvolvida por licenciandos, conclui-se que a iniciação à pesquisa educacional pode ser realizada como atividade curricular, de modo a potencializar a formação do professor também como pesquisador de sua prática.

Palavra chave: Pesquisa em educação. Ensino de Química. Formação de professores. Ensino Superior. UNIJUÍ.

A interferência da urbanização na sobrevivência das espécies de formigas: uma experiência com pesquisa no ensino de ciências

Periódico: Revista Experiências em Ensino de Ciências
Publicação: Volume 1, Nº 3, Dezembro 2006
Título do artigo:A INTERFERÊNCIA DA URBANIZAÇÃO NA SOBREVIVÊNCIA DAS ESPÉCIES DE FORMIGAS: UMA EXPERIÊNCIA COM PESQUISA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Autores: Carlos José Monteiro Ribeiro; Andrela Garibaldi Loureiro Parente
Resumo:
A inserção da pesquisa na formação de professores é apontada como fundamental para a melhoria das práticas pedagógicas. Esse artigo trata de duas dimensões de pesquisa, a que o professor pode desenvolver em conjunto com os estudantes e aquela resultante da sistematização e análise de sua prática. Apresentamos e discutimos as contribuições do processo inerente ao desenvolvimento da pesquisa nas duas dimensões resultantes da experiência docente no CCIUFPA. A pesquisa envolveu um grupo de estudantes que cursavam 3ª e 4ª séries do ensino fundamental, com a faixa etária de 9 a 13 anos, na sua maioria proveniente de escolas públicas de bairros nos arredores da UFPA. Recorremos à pesquisa narrativa, uma vez que nos permite utilizar, como fonte de estudo, o processo vivido pelos envolvidos em uma situação, como a de ensino. A análise das trajetórias reconstruídas no processo nos permitiu discutir sobre: a importância de conhecer a relevância do estudo desenvolvido, a reorganização da atividade a partir da aproximação com o objeto de estudo, os desenhos como materiais de aproximação do pensamento dos estudantes e a reorientação da pesquisa a partir das limitações percebidas.
Palabras Clave: clube de ciências, ensino de ciências, professor-pesquisador
Link:http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID13/pdf/2006_1_3_13.pdf