domingo, 18 de maio de 2014

A importância da reflexão compartilhada no processo de evolução conceitual de professores de ciências sobre seu papel na mediação do conhecimento no contexto escolar.

Periódico: Ciência & Educação
Publicação:  -  2013, Vol.  19, n. 2

Resumo
O trabalho enfoca um processo de reflexão compartilhada entre pesquisadores e professores de ciências. Investiga como, em tal processo, ocorre uma evolução conceitual sobre o papel do professor de ciências na mediação do conhecimento científico no contexto escolar. Para tal, foram observadas, registradas e transcritas as discussões entre os sujeitos, anotadas em caderno de campo e gravadas em áudio. Os dados são construídos e interpretados segundo procedimentos teórico-metodológicos pautados em uma perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, adotando-se a análise microgenética para investigar o processo de reflexão compartilhada. Os resultados revelam aspectos que caracterizam certa evolução conceitual dos professores participantes, especialmente, no que se refere ao seu papel para despertar o interesse do aluno para a aprendizagem dos conteúdos e para construção de significado dos conteúdos nos alunos.

Palavras-chave : Ensino de ciências; Formação de professores; Interação social; Ensino-aprendizagem.

Link:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1516-73132013000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário