domingo, 18 de maio de 2014

A investigação-ação na formação continuada de professores de ciências.

Periódico: Ciência & Educação
Publicação:  - 2003, Vol. 9 , n. 1
Titulo do artigo:
A investigação-ação na formação continuada de professores de ciências.
Autor: ROSA, Maria Inês de Freitas Petrucci dos Santos  e  SCHNETZLER, Roseli Pacheco.
Resumo
Esse artigo analisa um processo de investigação-ação ocorrido no contexto de um programa de formação continuada de professores de Ciências, no qual constituiu-se um grupo de professoras/pesquisadoras que assumiram a própria prática como referência para o desenvolvimento de diferentes níveis de investigação educativa. Concluímos que as concepções de ensino vigentes no grupo influem de forma decisiva nesses níveis de investigação. Professoras que concebem o ensino como um processo de mera transmissão de conhecimentos parecem compreender as possibilidades de investigação educativa nos moldes da racionalidade técnica. Por outro lado, aquelas que concebem o ensino como um processo dialógico de construção de saberes, acabaram por desenvolver investigações apoiadas na racionalidade prática.
Palavras-chave : investigação-ação; ensino de Ciências; parcerias colaborativas; concepções de ensino.
Link:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1516-73132003000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

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