domingo, 18 de maio de 2014

Professor pesquisador - educação científica: o estágio com pesquisa na formação de professores para os anos iniciais.

Periódico: Ciência & Educação
Publicação:  - 2012, Vol. 18 , n. 3
Titulo do artigo:
Professor pesquisador - educação científica: o estágio com pesquisa na formação de professores para os anos iniciais.
Autor: OLIVEIRA, Caroline Barroncas de  e  GONZAGA, Amarildo Menezes.
Resumo
Pesquisa desenvolvida durante período de estágio de docência, na disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica II, no 9º período do curso de licenciatura em Pedagogia da Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas, centrada no seguinte problema de investigação: como contribuição para a consolidação da educação científica, que impactos um plano de ação pode gerar na formação de professores para os anos iniciais, considerando-se, prioritariamente, as possibilidades de ressignificação da concepção de professor pesquisador centrada na articulação entre estágio-pesquisa? Os fundamentos do percurso metodológico foram subsidiados pela pesquisa participante, consolidada a partir de um plano de ação, constituído de quatro fases: diagnóstico, elaboração, execução e avaliação. Constatou-se que a formação do professor pesquisador, quando ressignificada a partir da concepção do estágio com pesquisa, é uma alternativa inovadora e capaz de contribuir no desenvolvimento da educação científica, em processos de formação de professores.
Palavras-chave : Formação de professores; Educação em ciência; Pesquisa; Estágio; Ensino Superior.

Link:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1516-73132012000300013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário