domingo, 18 de maio de 2014

Periódico: Ciência & Educação
Publicação:  - 2008, Vol. 14 , n. 3
Titulo do artigo:
Estudos de caso como estratégia de ensino na formação de professores de física.
Autor: LINHARES, Marília Paixão  e  REIS, Ernesto Macedo.
Resumo
O estudo é parte de um projeto de pesquisa que investiga estratégias para a formação de professores de ciência apoiada em um ambiente virtual de aprendizagem. O artigo descreve a estrutura de uma proposta curricular adotada num curso de licenciatura em Física, baseada na idéia de aprendizagem como construção de conhecimentos e na necessidade de transformar o pensamento espontâneo do professor sobre docência. Analisa parte dos resultados obtidos da aplicação desta proposta em que Estudos de Caso foram adotados como estratégia para a promoção do desenvolvimento profissional docente, orientado por atividades de investigação desenvolvidas em torno de problemas curriculares. A análise das concepções dos futuros professores indica que, a partir da reflexão sobre problemas da prática docente, os licenciandos se apropriam dos conhecimentos teóricos disponíveis e modificam suas concepções iniciais sobre conteúdos didáticos, metodologia e ambiente de trabalho.
Palavras-chave : Atividades de investigação; Ambiente virtual de aprendizagem; Estudos de caso.

Link:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1516-73132008000300012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário