domingo, 18 de maio de 2014

Participação em uma comunidade virtual de prática desenhada como meio de diminuir a lacuna pesquisa-prática na educação em biologia.

Periódico: Ciência & Educação
Publicação:  - 2011, Vol.  17, n. 3
Titulo do artigo:
Participação em uma comunidade virtual de prática desenhada como meio de diminuir a lacuna pesquisa-prática na educação em biologia.
Autor: EL-HANI, Charbel Niño  e  GRECA, Ileana María

Resumo
Este trabalho apresenta resultados relativos à participação numa comunidade virtual de prática (ComPratica) desenhada como ferramenta para diminuir a lacuna pesquisa-prática na educação em biologia. A ComPratica reúne professores do Ensino Médio, licenciandos, pesquisadores e estudantes (graduação e pós-graduação), e inclui fóruns e chats sobre assuntos relacionados ao ensino de biologia. Uma atividade central na comunidade é a construção de pesquisa colaborativa, situada nas condições reais das salas de aula, envolvendo professores e pesquisadores em equipes não hierarquizadas. O sucesso inicial da comunidade é indicado pelo alto nível de participação, envolvendo 25% dos membros; pela diversidade de atividades e temas em seu interior; e pelo desenvolvimento de 8 projetos de pesquisa focados, sobretudo, em questões levantadas pelos professores. Neste artigo, apresentamos a ComPratica, discutimos dados relativos à participação dos membros, às visões dos professores sobre a comunidade, e relatamos achados de uma análise temática das mensagens enviadas em seus fóruns.

Palavras-chave : Comunidade de prática; Desenvolvimento profissional; Lacuna pesquisa-prática; Formação de professores.

Link:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1516-73132011000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário