Publicação: - 2014, Volume 20 , n. 1
Titulo do artigo:
Modelos didáticos na formação inicial de professores de física: uma apreciação na perspectiva da análise do discurso.
Autor:
HYGINO, Cassiana Barreto; MOURA, Sérgio Arruda de e LINHARES, Marília Paixão.
Resumo
O presente artigo é um recorte de uma pesquisa que focaliza a formação inicial de professores de física. Apresentamos a análise de uma atividade realizada com licenciandos da disciplina Estratégias para o Ensino de Física I, que tem como eixo principal o método de estudo de caso, focalizando problemas da prática docente. Foram solicitadas a eles a elaboração e apresentação de uma proposta de ensino, no formato de aula, com conteúdos referentes à primeira série do Ensino Médio. Neste trabalho, analisamos a proposta didática elaborada e apresentada em sala de aula por um dos alunos, bem como o seu texto de reflexão, usando, para isso, a Análise do Discurso de linha francesa. Nosso objetivo é identificar o ethos deste licenciando, ou seja, compreender sua identidade como professor, e investigar, a partir da análise de seu discurso, se as atividades e discussões realizadas ao longo do curso contribuíram com sua evolução profissional.
Palavras-chave : Ensino de física; Formação inicial de professores; Análise do discurso.
Link:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1516-73132014000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário