Título do artigo: PROFESSORES – PESQUISADORES: REFLEXÃO E MUDANÇA METODOLÓGICANO ENSINO DE FÍSICA – O CONTEXTO DA AVALIAÇÃO
Resumo:
O propósito
deste estudo foi acompanhar e analisar as reuniões de uma equipe de seis professores/pesquisadores,
e evidenciar os problemas que encontraram na implementação de uma mudança metodológica
em seu ensino, no âmbito da avaliação dos alunos. As discussões que surgiram
durante as reuniões apresentaram momentos ricos em reflexões desencadeadas por
problemas que encontraram ao levar para a prática as atividades desenvolvidas
durante o curso de formação continuada do qual participaram. Neste curso, os
participantes puderam discutir e desenvolver uma série de atividades de Termodinâmica,
dando ênfase ao ensino por investigação. A análise dos dados indica que ao
trabalharem juntos, os professores conseguem, através da troca de experiências,
enfrentar os problemas e encontrar soluções para os mesmos.
Palavras chave: Professor-pesquisador,
reflexão, melhoria no ensino de Física, trabalho colaborativo, avaliação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário