Periódico: Ciência &
Educação
Publicação: Vol.8, Nº 2 (2002)
Publicação: Vol.8, Nº 2 (2002)
Título do artigo: EDUCAÇÃO PELA PESQUISA COMO MODO, TEMPO EESPAÇO DE QUALIFICAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Resumo:
O presente
artigo propõe-se a reunir argumentos em favor do educar pela pesquisa como
modo, tempo e espaço de formação docente. Iniciando-se por apresentar alguns
princípios que fundamentam o educar pela pesquisa, mostra-se sempre com
exemplificações práticas, como esses podem ser implementados pelo uso de um
ciclo de pesquisa constituído por questionamento, argumentação e validação.
Procura-se mostrar também como esse encaminhamento da formação de professores
possibilita uma educação com qualidade formal e política. Conclui-se o texto
com alguns argumentos que sustentam que o educar pela pesquisa possibilita
superar algumas limitações históricas dos cursos de formação de professores.
Palavras chave: educar pela
pesquisa, formação de professores de Ciências
Nenhum comentário:
Postar um comentário