segunda-feira, 14 de abril de 2014

Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissociabilidade na pós-graduação.

Periódico: Revista Brasileira de Educação
Publicação: 2009 - Volume 14, número 41
Titulo do artigo:
Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissociabilidade na pós-graduação.
Autores:
MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro  e  ANDRADE, Fernando Cézar Bezerra de.
Resumo
Discute-se a indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão como princípio orientador da qualidade da produção universitária. Embora se reconheça a importância de articulações duais (entre ensino e pesquisa, pesquisa e extensão ou extensão e ensino), defende-se um princípio que impede reducionismos verificados nas atividades universitárias. Guiados por essa compreensão, durante o estágio de docência, os autores realizaram um exercício da indissociabilidade, que consistiu numa experiência visando a relacionar o conhecimento científico e o saber de educadores e educandos de uma escola pública em João Pessoa (PB), a fim de produzir conhecimento acerca da articulação entre relações de gênero, violência e jogos eletrônicos. Defende-se que a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão ainda não é levada em conta na prática de muitos docentes, seja porque na graduação dá-se ênfase ao ensino, seja porque na pós-graduação a ênfase incide na pesquisa. Argumenta-se, ainda, que o estágio de docência na pós-graduação é uma excelente oportunidade de praticar a indissociabilidade defendida.
Palavras-chave : indissociabilidade entre ensino; pesquisa e extensão; pós-graduação; estágio de docência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário