Alfabetização científica: pensando na aprendizagem de ciências nas séries iniciais através de atividades experimentais
Periódico:Revista Experiência em Ensino de Ciências
Publicação: Vol. 6, nº1, 2011
Título do artigo: Alfabetização científica: pensando na aprendizagem de ciências nas séries iniciais através de atividades experimentais
Autores: Sirlley Jackelline Gadéa, Rejane Cristina Dorn
Resumo:
Nesse trabalho, verificamos as possibilidades de ensino-aprendizagem dos
significados de conceitos físicos para crianças das primeiras séries do
Ensino Fundamental (1º e 2º ciclo), em ambientes formais e não formais
de ensino, na cidade de Feira de Santana, BA. Nesse sentido,
desenvolvemos atividades experimentais (?lúdicas?), criando situações
que proporcionem a aprendizagem significativa e, portanto, a
Alfabetização Científica. Procuramos identificar, através do estudo e
interpretação de diálogos, desenhos e mini-textos espontâneos das
crianças, as evidências necessárias à assimilação e compreensão dos
conceitos físicos. Usamos processo da descoberta e do interesse natural
das crianças em manipular objetos, pois ao agir sobre um determinado
objeto vê-se despertar na criança a curiosidade em saber a razão para os
fenômenos observados nos experimentos, com o intuito de encorajá-los à
estruturação de novos conhecimentos. Ao realizar atividades ?lúdicas?,
com uma visão construtivista da Ciência, estamos dando oportunidade às
crianças de exercer suas habilidades e desenvolver sua capacidade
crítica e reflexiva, pois o desenvolvimento das estruturas cognitivas é a
base para que a criança possa construir os conceitos e entender os
princípios de todas as áreas do conhecimento e não somente da Física.
Palavras-chave: ensino de ciências, conceitos físicos, ensino-aprendizagem, ensino fundamental (1ºe 2º ciclos)
Link:http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID136/v6_n1_a2011.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário