domingo, 13 de abril de 2014

Alfabetização científica: pensando na aprendizagem de ciências nas séries iniciais através de atividades experimentais


Alfabetização científica: pensando na aprendizagem de ciências nas séries iniciais através de atividades experimentais

Periódico:Revista Experiência em Ensino de Ciências
Publicação: Vol. 6, nº1,  2011
Título do artigo: Alfabetização científica: pensando na aprendizagem de ciências nas séries iniciais através de atividades experimentais
Autores: Sirlley Jackelline Gadéa, Rejane Cristina Dorn


Resumo:
Nesse trabalho, verificamos as possibilidades de ensino-aprendizagem dos significados de conceitos físicos para crianças das primeiras séries do Ensino Fundamental (1º e 2º ciclo), em ambientes formais e não formais de ensino, na cidade de Feira de Santana, BA. Nesse sentido, desenvolvemos atividades experimentais (?lúdicas?), criando situações que proporcionem a aprendizagem significativa e, portanto, a Alfabetização Científica. Procuramos identificar, através do estudo e interpretação de diálogos, desenhos e mini-textos espontâneos das crianças, as evidências necessárias à assimilação e compreensão dos conceitos físicos. Usamos processo da descoberta e do interesse natural das crianças em manipular objetos, pois ao agir sobre um determinado objeto vê-se despertar na criança a curiosidade em saber a razão para os fenômenos observados nos experimentos, com o intuito de encorajá-los à estruturação de novos conhecimentos. Ao realizar atividades ?lúdicas?, com uma visão construtivista da Ciência, estamos dando oportunidade às crianças de exercer suas habilidades e desenvolver sua capacidade crítica e reflexiva, pois o desenvolvimento das estruturas cognitivas é a base para que a criança possa construir os conceitos e entender os princípios de todas as áreas do conhecimento e não somente da Física.

Palavras-chave: ensino de ciências, conceitos físicos, ensino-aprendizagem, ensino fundamental (1ºe 2º ciclos)
Link:http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID136/v6_n1_a2011.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário