Periódico: Ciência &
Educação
Publicação: Vol., Nº 13 (2005)
Publicação: Vol., Nº 13 (2005)
Título do artigo: Escrita no ensino de Ciências: Autores doensino fundamental
Autores: Suzani
Cassiani de Souza; Maria José Pereira Monteiro de Almeida.
Resumo:
Apresentamos resultados de
uma pesquisa sobre a escrita como possibilidade de expressão do pensamento dos
alunos em aulas de ciências, no final de uma proposta de ensino com o tema Fotossíntese.
O referencial de apoio é a análise do discurso em trabalhos de Eni Orlandi, com
ênfase na noção de autoria. Analisamos nove produções escritas na forma de
ficção científica, carta ou diário de bordo. Os resultados evidenciam a não
ocorrência da repetição empírica, e na produção de significados pelos
estudantes notamos várias manifestações de repetição histórica. Fazemos
considerações sobre as potencialidades da escrita no ensino de Ciências em
condições semelhantes às do estudo aqui apresentado.
Palavras-chave: escrita. Ensino de Ciências. análise do
discurso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário