Periódico: Ciência & Educação
Publicação: Vol. 15, Nº 3 (2009)
Título do artigo: PROFESSOR PESQUISADOR: O CASO ROSA
Publicação: Vol. 15, Nº 3 (2009)
Título do artigo: PROFESSOR PESQUISADOR: O CASO ROSA
Autores: Alberto Villani; Denise de Freitas; Rosa Brasilis
Resumo
Este
trabalho aborda o caso de uma professora de Biologia do Ensino Médio que teve,
como foco de investigação, sua própria prática docente, e analisa as condições
que permitiram o acoplamento da pesquisa com a docência. A prática da
professora foi registrada com gravações audiovisuais e com a elaboração de um
diário de bordo pessoal. As leituras dos registros, referenciadas nos
princípios do contrato didático e nos pressupostos do diagnóstico pedagógico,
revelam-nos algumas das ações e reações da professora e dos alunos em momentos
de sua prática pedagógica. Os desenvolvimentos da pesquisa e da docência
puderam avançar de maneira colaborativa graças ao esforço e à vontade
persistente da pesquisadora em utilizar uma metodologia de pesquisa capaz de
incorporar tanto aspectos objetivos quanto subjetivos referentes à prática
docente.
Palavras-chave: Professor-pesquisador. Subjetividade. Metodologia de pesquisa
Nenhum comentário:
Postar um comentário