quinta-feira, 3 de abril de 2014

PROFESSOR PESQUISADOR: O CASO ROSA

Periódico: Ciência & Educação
Publicação: Vol. 15, Nº 3 (2009)
Título do artigo:  PROFESSOR PESQUISADOR: O CASO ROSA
Autores: Alberto Villani; Denise de Freitas; Rosa Brasilis

Resumo

Este trabalho aborda o caso de uma professora de Biologia do Ensino Médio que teve, como foco de investigação, sua própria prática docente, e analisa as condições que permitiram o acoplamento da pesquisa com a docência. A prática da professora foi registrada com gravações audiovisuais e com a elaboração de um diário de bordo pessoal. As leituras dos registros, referenciadas nos princípios do contrato didático e nos pressupostos do diagnóstico pedagógico, revelam-nos algumas das ações e reações da professora e dos alunos em momentos de sua prática pedagógica. Os desenvolvimentos da pesquisa e da docência puderam avançar de maneira colaborativa graças ao esforço e à vontade persistente da pesquisadora em utilizar uma metodologia de pesquisa capaz de incorporar tanto aspectos objetivos quanto subjetivos referentes à prática docente.

Palavras-chave: Professor-pesquisador. Subjetividade. Metodologia de pesquisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário