Periódico: Ciência & Educação
Publicação: Vol. 17, Nº 1 (2011)
Título do artigo: CONSTRUINDO ARGUMENTAÇÃO NA SALA DE AULA: A PRESENÇA DO CICLO ARGUMENTATIVO, OS INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E O PADRÃO DE TOULMIN
Publicação: Vol. 17, Nº 1 (2011)
Título do artigo: CONSTRUINDO ARGUMENTAÇÃO NA SALA DE AULA: A PRESENÇA DO CICLO ARGUMENTATIVO, OS INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E O PADRÃO DE TOULMIN
Autores: Lúcia Helena Sasseron; Anna Maria
Pessoa de Carvalho
Resumo
O que subjaz à construção dos argumentos em sala de
aula é o tema central deste trabalho. As orientações para a observação deste
processo são os trabalhos sobre o papel da fala e dos diferentes discursos em
sala de aula, bem como os elementos que estão em jogo quando se pretende
alcançar a Alfabetização Científica. Analisamos discussões ocorridas em sala de
aula e, a partir dos resultados obtidos, foi possível tecer relações entre
estes dois temas de estudo da Didática das Ciências e encontrar indícios da existência
de um ciclo por meio do qual as argumentações ganham coerência e completude.
Palavras-chave:
Argumentação. Alfabetização científica. Padrão de argumentação de Toulmin
Nenhum comentário:
Postar um comentário