segunda-feira, 7 de abril de 2014

Opinião dos estudantes sobre a experimentação em Química no ensino médio


Opinião dos estudantes sobre a experimentação em Química no ensino médio


Periódico:Revista Experiência em Ensino de Ciências
Publicação: Vol 3, nº 3, Dezembro 2008
Título do artigo: Opinião dos estudantes sobre a experimentação em Química no ensino médio
Autores: Stela Mari Baratieri, Nara Regina de Souza Basso, Regina Maria Rabello Borges, João Bernardes da Rocha Filho

Resumo:
Este artigo apresenta uma pesquisa qualitativa sobre percepções de 25 alunos do Ensino Médio a respeito de atividades experimentais de Química, em uma escola de Porto Alegre. A partir da Análise Textual Discursiva de textos elaborados pelos alunos foram identificadas unidades de significado, seguindo-se uma categorização por meio da qual as unidades foram organizadas em três categorias, discutidas e interpretadas: experimentação como estratégia educativa; experimentação como integração entre teoria e prática; experimentação com ênfase em interatividade e superação. A pesquisa evidencia que de aulas típicas não emerge a compreensão do objetivo da realização do experimento, o que tende a provocar desinteresse. Os resultados permitem argumentar em favor de atividades experimentais que incentivem os alunos a questionar, pesquisar, refletir, argumentar e agir.

Palavras-chave: Atividades experimentais; Ensino Médio; Educação Química; Educar pela pesquisa
Link: http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID64/v3_n3_a2008.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário