segunda-feira, 14 de abril de 2014

A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber.

Periódico: Revista Brasileira de Educação
Publicação: 2006 - Volume 11, número 31
Titulo do artigo:
A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber.
Autor:
CHARLOT, Bernard.

Resumo
Será que pode ser definida e construída uma disciplina específica, chamada educação ou ciências da educação? O autor apresenta três respostas possíveis. Primeira: os departamentos de educação não passam de um agrupamento administrativo de matérias interessadas pela educação. Segunda: esse próprio agrupamento gera uma especificidade das pesquisas, entre conhecimentos, políticas e práticas. A terceira resposta consiste em apostar em uma disciplina específica. Nessa última perspectiva, são analisados sete tipos de discursos atuais sobre educação: espontâneo, dos práticos, dos antipedagogos, da pedagogia, das ciências humanas, dos militantes e das instituições internacionais. Nesse campo já saturado de discursos, qual lugar para um discurso científico específico? Para responder a essa pergunta, o autor apresenta algumas propostas teóricas e práticas.
Palavras-chave : educação; ciências da educação; pesquisa em educação.
 
Link:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-24782006000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

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