Periódico: Revista Brasileira de Educação
Publicação: 2013 - Volume 18, número 52
Titulo do artigo: Literaciae pensamento crítico: um referencial para a educação em ciências e emmatemática.
Publicação: 2013 - Volume 18, número 52
Titulo do artigo: Literaciae pensamento crítico: um referencial para a educação em ciências e emmatemática.
Autores: TENREIRO-VIEIRA, Celina e VIEIRA, Rui Marques.
Resumo
É hoje amplamente
defendida uma educação em ciências e em matemática, numa perspectiva de
literacia, que habilite cada um a contribuir para a melhoria da qualidade de
vida de todos e um ambiente sustentável para as gerações atuais e futuras.
Nessa linha, em conjugação com o facto de o pensamento crítico emergir como
proeminente e estreitamente ligado à literacia científica e matemática, o
presente artigo centra-se em estudos desenvolvidos pelos autores com a
finalidade de conferir clareza e inteligibilidade a esse campo, estabelecendo
um referencial que possa ser usado para orientar a formação de professores e a
educação em ciências e em matemática das crianças e jovens. O referencial aqui
apresentado configura-se como um suporte à construção de ideias claras acerca
de literacia científica, literacia matemática e pensamento crítico, passíveis
de serem congruentemente plasmadas no desenvolvimento de materiais didáticos e
de práticas pedagógico-didáticas intencional e fundamentadamente orientadas
para o promover da literacia crítica dos alunos.
Palavras-chave:
literacia científica; literacia
matemática; pensamento crítico; formação de professores; educação em ciências e
em matemática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário