Publicação: 2007 - Volume 12, número 36
Titulo do artigo:
O pensamento complexo: desafios emergentes para a educação on-line.
Autores:
ARAUJO, Maristela Midlej Silva de.
Resumo
No Brasil e no mundo os investimentos em educação on-line crescem cada dia mais. Nesse sentido, justifica a necessidade de investigações que sinalizem caminhos para práticas pedagógicas coerentes com as necessidades atuais de formação e com os princípios que articulam a relação entre o uso da tecnologia, as concepções de conhecimento e de educação implicadas nesse processo. Procurando refletir sobre essa articulação, este trabalho traz discussões acerca do pensamento complexo, dos pressupostos epistemológicos presentes nas teorias quânticas e biológicas, as quais apontam para a transformação do modelo instrucionista de aprendizagem, ao mesmo tempo em que propõem elementos para repensar a educação vigente ainda fundamentada nos princípios da ciência clássica, tão fortemente criticada pelas diversas correntes pedagógicas.
Palavras-chave : pensamento complexo; educação on-line; prática pedagógica.
LinkNo Brasil e no mundo os investimentos em educação on-line crescem cada dia mais. Nesse sentido, justifica a necessidade de investigações que sinalizem caminhos para práticas pedagógicas coerentes com as necessidades atuais de formação e com os princípios que articulam a relação entre o uso da tecnologia, as concepções de conhecimento e de educação implicadas nesse processo. Procurando refletir sobre essa articulação, este trabalho traz discussões acerca do pensamento complexo, dos pressupostos epistemológicos presentes nas teorias quânticas e biológicas, as quais apontam para a transformação do modelo instrucionista de aprendizagem, ao mesmo tempo em que propõem elementos para repensar a educação vigente ainda fundamentada nos princípios da ciência clássica, tão fortemente criticada pelas diversas correntes pedagógicas.
Palavras-chave : pensamento complexo; educação on-line; prática pedagógica.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-24782007000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário