Práticas experimentais de Física no contexto do ensino pela pesquisa: uma reflexão
Publicação: Vol. 5, nº 3, Dezembro 2010
Título do artigo: Práticas experimentais de física no contexto do ensino pela pesquisa: uma reflexão
Autores: Márcio Marques Lopes de Oliveira;Rita de Cássia da Costa; Daniela Govoni Sotelo; João Bernardes da Rocha Filho
Resumo
Este artigo aborda a compatibilidade entre as práticas experimentais utilizadas no ensino de física e as proposições da educação pela pesquisa como cerne do processo de ensino aprendizagem nos ambientes escolares. É apresentada uma revisão das recomendações oficiais sobre o ensino científico contemporâneo de nível médio, especialmente no que tange ao uso da experimentação, assim como uma revisão dos escritos de autores que abordam a pesquisa na educação científica. Com base nas prescrições destes documentos, tenta-se encontrar um ponto de convergência entre a formulação teórica da educação pela pesquisa, que pretende ser um mecanismo eficiente do ensino de ciências contemporâneo, e o uso da experimentação didática de física. As considerações teóricas foram complementadas por informações de campo colhidas em uma oficina de física composta por uma sequência de dez encontros realizados com uma turma de ensino médio de uma escola pública de Porto Alegre, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul - FAPERGS.
Palabras Clave: pesquisa em sala de aula; experimentação; educação pela pesquisa
Link: http://if.ufmt.br/eenci/main/artigos/openAbstract.php?idArtigo=119
Nenhum comentário:
Postar um comentário