Periódico:Revista Experiências em Ensino de Ciências
Publicação: Vol. 3, Nº 1 (2008)
Título do artigo: A formação do professor pesquisador do ensino médio: uma pesquisa-ação em educação e saúde
Publicação: Vol. 3, Nº 1 (2008)
Título do artigo: A formação do professor pesquisador do ensino médio: uma pesquisa-ação em educação e saúde
Autores: Tânia Maria Piatti, Luís Paulo Leopoldo Mercado, Antonio Valdir
Oliveira, Arlindo Alexandre dos Santos, Elriley Gomes Murta, Geane
Magalhães Monte,
Resumo
O artigo apresenta o processo de iniciação a pesquisa cientifica
enquanto estratégia de aprendizagem na formação docente, empreendida
por professores e alunos de Ensino Médio. O trabalho constitui-se da
compreensão da metodologia da pesquisa cientifica como instrumento
norteador das atividades pedagógicas; da seleção dos projetos de
pesquisa; do processo de orientação ao referencial teórico relativo aos
conteúdos programáticos das disciplinas e das práticas pedagógicas que
envolviam cada projeto de pesquisa; e do acompanhamento aos projetos
pela equipe da Secretaria de Educação/AL. Relata um dos projetos
desenvolvidos por um grupo multidisciplinar de professores do Ensino
Médio, com a participação ativa de alunos do Ensino Médio, focando a
influência da qualidade da água na saúde e nas condições de vida das
pessoas, além de favorecer a aquisição de hábitos saudáveis e noções de
cidadania. A pesquisa envolveu a investigação de uma problemática real
da escola, e, através da busca de dados que pudessem confirmar as
hipóteses levantadas sobre a qualidade da água, da análise destes dados
baseados no conhecimento já existentes sobre a questão de tratamento e
qualidade da água e da proposição de alternativas para solucionar o
problema. Para o desenvolvimento do trabalho foi adotada a pesquisa
ação, sendo a comunidade escolar alvo de questionamentos, amostragem
composta por cerca de 10% de alunos do Ensino Médio da escola. Os
instrumentos para coleta de dados utilizados, foram a observação
participante, os questionários semi-abertos, pesquisa em documentos da
escola.
Palavras-chave: formação de professores de ciências; pesquisa-ação; projetos de pesquisa em ciências; educação e saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário