domingo, 13 de abril de 2014

A formação do professor pesquisador do ensino médio: uma pesquisa- ação em educação e saúde


Autores: Tânia Maria Piatti, Luís Paulo Leopoldo Mercado, Antonio Valdir Oliveira, Arlindo Alexandre dos Santos, Elriley Gomes Murta, Geane Magalhães Monte,

Resumo
O artigo apresenta o processo de iniciação a pesquisa cientifica enquanto estratégia de aprendizagem na formação docente, empreendida por professores e alunos de Ensino Médio. O trabalho constitui-se da compreensão da metodologia da pesquisa cientifica como instrumento norteador das atividades pedagógicas; da seleção dos projetos de pesquisa; do processo de orientação ao referencial teórico relativo aos conteúdos programáticos das disciplinas e das práticas pedagógicas que envolviam cada projeto de pesquisa; e do acompanhamento aos projetos pela equipe da Secretaria de Educação/AL. Relata um dos projetos desenvolvidos por um grupo multidisciplinar de professores do Ensino Médio, com a participação ativa de alunos do Ensino Médio, focando a influência da qualidade da água na saúde e nas condições de vida das pessoas, além de favorecer a aquisição de hábitos saudáveis e noções de cidadania. A pesquisa envolveu a investigação de uma problemática real da escola, e, através da busca de dados que pudessem confirmar as hipóteses levantadas sobre a qualidade da água, da análise destes dados baseados no conhecimento já existentes sobre a questão de tratamento e qualidade da água e da proposição de alternativas para solucionar o problema. Para o desenvolvimento do trabalho foi adotada a pesquisa ação, sendo a comunidade escolar alvo de questionamentos, amostragem composta por cerca de 10% de alunos do Ensino Médio da escola. Os instrumentos para coleta de dados utilizados, foram a observação participante, os questionários semi-abertos, pesquisa em documentos da escola.

Palavras-chave: formação de professores de ciências; pesquisa-ação; projetos de pesquisa em ciências; educação e saúde

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