quarta-feira, 11 de junho de 2014

A Alfabetização Científica na Educação de Jovens e Adultos em Atividades Baseadas no Programa “Mão na Massa”

Periódico: Revista Ensino
Publicação: Volume 15, numero 2, maio-agosto 2013, p.123-140
Titulo do artigo: A Alfabetização Científica Na Educação De Jovens E Adultos Em Atividades Baseadas No Programa “Mão Na Massa
Autores: Luan da Costa Ramos, Luciana Passos Sá

RESUMO:

No presente trabalho tivemos o objetivo de promover a alfabetização científica na Educação de Jovens e Adultos por meio de atividades investigativas pautadas nos princípios do projeto “Mão  na Massa”. Foram realizadas atividades relacionadas à flutuabilidade dos objetos, envolvendo conceitos como densidade, empuxo, pressão,  superfície de contato, dentre outros. Na análise dos dados utilizamos  como referencial teórico os Indicadores de Alfabetização Científica, propostos por Sasseron e Carvalho. Buscamos identificar, em falas e desenhos dos alunos, indícios do emprego desses indicadores para, com isso, verificar se a alfabetização científica foi favorecida com a proposta. As atividades tiveram boa receptividade dos alunos e os resultados apontam para a necessidade de melhorias na qualidade do ensino de ciências praticado  nessa modalidade de ensino.


Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Ensino de ciências. Alfabetização científica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário