Periódico:
Revista
Ensino
Publicação:
Volume
15, numero 2, maio-agosto 2013, p.123-140
Titulo
do artigo: A Alfabetização Científica Na Educação De Jovens E
Adultos Em Atividades Baseadas No Programa “Mão Na Massa
Autores:
Luan da Costa Ramos, Luciana Passos Sá
RESUMO:
No presente trabalho tivemos
o objetivo de promover a alfabetização científica na Educação de Jovens e
Adultos por meio de atividades investigativas pautadas nos princípios do
projeto “Mão na Massa”. Foram realizadas
atividades relacionadas à flutuabilidade dos objetos, envolvendo conceitos como
densidade, empuxo, pressão, superfície
de contato, dentre outros. Na análise dos dados utilizamos como referencial teórico os Indicadores de
Alfabetização Científica, propostos por Sasseron e Carvalho. Buscamos identificar,
em falas e desenhos dos alunos, indícios do emprego desses indicadores para,
com isso, verificar se a alfabetização científica foi favorecida com a
proposta. As atividades tiveram boa receptividade dos alunos e os resultados
apontam para a necessidade de melhorias na qualidade do ensino de ciências
praticado nessa modalidade de ensino.
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos. Ensino de ciências. Alfabetização científica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário