Periódico:
Perspectiva
Publicação:
Volume 29, numero 2, julho-dezembro 2011, p. 561-594
Titulo
do artigo: Educação
Superior E Formação De Professores: O Papel Da Investigação Na Constituição
Identitária Profissional Docente
Autoras: Leanete Thomas Dotta,
Amélia Lopes, Luciana Maria Giovanni
RESUMO:
Este artigo tem
por objetivo discutir elementos ligados ao papel da pesquisa na constituição
identitária de formadores de professores que atuam em cursos de Licenciaturas,
no contexto da educação superior brasileira. A reflexão é resultado da análise
de dados que emergiram de um estudo sobre identidades profissionais de
formadores de professores, que, por sua vez, objetivou conhecer e analisar as
identidades profissionais docentes de formadores de professores de cursos de
Licenciaturas. As discussões centram-se na dupla face das identidades
profissionais dos sujeitos – as identidades biográficas (para si) e as
estruturais (para o outro). Os dados foram recolhidos por entrevista semi
diretiva e a análise de conteúdo foi realizada com apoio do software Nvivo 8.
Apresenta-se a caracterização dos sujeitos com relação ao gênero, estado civil,
número de filhos e dados referentes às questões socioeconômicas. Apresenta-se
ainda o seu perfil de formação. Os dados referentes às questões que envolvem a
pesquisa indicaram a ausência de contato com a pesquisa na formação inicial. Já
na pós-graduação, nomeadamente no mestrado e doutorado, os sujeitos tiveram
contato intenso com a pesquisa. Contudo, concluiu-se, a partir dos dados, que a
pesquisa não é um encaminhamento usual no trabalho dos professores, nem mesmo
que é elemento de significância para a docência dos sujeitos. Assim, apesar de
os programas de pós-graduação serem portadores de propostas identitárias
voltadas à pesquisa, não se percebeu uma ruptura com as identidades reais, ou
seja, as identidades herdadas das gerações precedentes, da formação inicial e
dos contextos de trabalho. Logo, identificam-se identidades ausentes do
reconhecimento da importância da pesquisa como elemento constitutivo da docência.
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