quarta-feira, 11 de junho de 2014

Percursos Históricos de Ensinar Ciências através de Atividades Investigativas

Periódico: Revista Ensino
Publicação: Volume 13, numero 1, Janeiro- Abril 2011, p. 121-138

Titulo do artigo: Percursos Históricos de Ensinar Ciências Através de Atividades Investigativas

Autor: Guilherme Trópia

RESUMO:

Neste trabalho, discuto momentos em que a perspectiva do ensino por atividades investigativas foi debatida por estudiosos da educação em Ciências. Recorro aos trabalhos de John Dewey no início do século XX que propõem a investigação na escola a partir do Método Científico. Apresento as reformas curriculares em 1950-1960 no ensino de Ciências no Brasil em que materiais didáticos propunham a realização de investigações científicas. E por fim, discorro sobre a retomada da perspectiva investigativa no final do século XX com discussões sobre natureza da Ciência e relações entre a Ciência e a sociedade no ensino de Ciências. Aponto que os fundamentos da perspectiva investigativa no ensino de Ciências estão intimamente relacionados às concepções de Ciência em discussão em cada momento histórico.



Palavras-chave: Ensino de Ciências; Atividades Investigativas, História do Ensino de Ciências.

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