Periódico: Revista Ensino
Publicação: Volume 13, numero 1, Janeiro-
Abril 2011, p. 121-138
Titulo do artigo: Percursos Históricos de
Ensinar Ciências Através de Atividades Investigativas
Autor: Guilherme Trópia
RESUMO:
Neste trabalho, discuto momentos em que a perspectiva do ensino
por atividades investigativas foi debatida por estudiosos da educação em
Ciências. Recorro aos trabalhos de John Dewey no início do século XX que
propõem a investigação na escola a partir do Método Científico. Apresento as
reformas curriculares em 1950-1960 no ensino de Ciências no Brasil em que
materiais didáticos propunham a realização de investigações científicas. E por
fim, discorro sobre a retomada da perspectiva investigativa no final do século
XX com discussões sobre natureza da Ciência e relações entre a Ciência e a
sociedade no ensino de Ciências. Aponto que os fundamentos da perspectiva investigativa
no ensino de Ciências estão intimamente relacionados às concepções de Ciência
em discussão em cada momento histórico.
Palavras-chave: Ensino
de Ciências; Atividades Investigativas, História do Ensino de Ciências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário