quarta-feira, 11 de junho de 2014

Atividades Investigativas no Ensino de Ciências: aspectos históricos e diferentes abordagens

Periódico: Revista ensino
Publicação: Volume 13, numero 3, Setembro-Dezembro 2011, p. 67-80

Titulo do artigo: Atividades Investigativas No Ensino De Ciências: Aspectos Históricos E Diferentes Abordagens

Autores: Andreia Freitas Zompero, Carlos Eduardo Laburú

RESUMO:

Neste estudo, realizamos uma discussão sobre as diferentes abordagens para a utilização de atividades investigativas no ensino de Ciências apresentadas  na visão de diversos autores. As atividades investigativas apresentam denominações distintas na literatura, como: inquiry, ensino por investigação, ensino por projetos, dentre outras. Os autores concordam que essa perspectiva de ensino proporciona ao aluno, além da aprendizagem de conceitos e procedimentos, o desenvolvimento de diversas habilidades cognitivas e a compreensão da natureza da ciência. O estudo apresenta características apontadas por diversos autores, tanto no que se refere a atividades investigativas, como também visa mostrar o caráter não conclusivo que esta abordagem de ensino apresenta. Além das diferentes abordagens, também foram enfatizado os aspectos históricos que envolvem o ensino com a utilização de atividades investigativas.


Palavras-chave: Ensino de ciências, atividades investigativas, aspectos históricos

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