Periódico: Revista ensino
Publicação: Volume 13, numero 3,
Setembro-Dezembro 2011, p. 67-80
Titulo do artigo: Atividades
Investigativas No Ensino De Ciências: Aspectos Históricos E Diferentes
Abordagens
Autores: Andreia Freitas Zompero, Carlos
Eduardo Laburú
RESUMO:
Neste estudo, realizamos uma discussão sobre as diferentes
abordagens para a utilização de atividades investigativas no ensino de Ciências
apresentadas na visão de diversos autores. As atividades investigativas
apresentam denominações distintas na literatura, como: inquiry, ensino por investigação, ensino por
projetos, dentre outras. Os autores concordam que essa perspectiva de ensino
proporciona ao aluno, além da aprendizagem de conceitos e procedimentos, o
desenvolvimento de diversas habilidades cognitivas e a compreensão da natureza
da ciência. O estudo apresenta características apontadas por diversos autores,
tanto no que se refere a atividades investigativas, como também visa mostrar o
caráter não conclusivo que esta abordagem de ensino apresenta. Além das
diferentes abordagens, também foram enfatizado os aspectos históricos que
envolvem o ensino com a utilização de atividades investigativas.
Palavras-chave:
Ensino de ciências, atividades investigativas, aspectos históricos
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