quarta-feira, 11 de junho de 2014

Alfabetização Científica no Clube de Ciências do Ensino Fundamental: uma questão de inscrição

Periódico: Revista Ensino
Publicação: Volume 12, numero 2, maio- agosto 2010, p. 11-26

Titulo do artigo: Alfabetização Científica no Clube de Ciências do Ensino Fundamental: uma questão de inscrição

Autor: Moisés Alves de Oliveira

 

RESUMO:

Neste trabalho são apresentadas algumas reflexões acerca do processo de alfabetização científica em atividades práticas de um clubinho de ciências. A questão que motivou a pesquisa foi: Quais mediações articulam a alfabetização científica e a realidade das coisas? A perspectiva teórico-metodológica valeu-se do conceito latouriano de inscrição e da perspectiva etnográfica não moderna. A análise foi desenvolvida em duas etapas: A) uma descrição considerando o efeito da exposição visual como inscrição direta, que mantém dicotomizadas as concepções de natureza e conhecimento; B) levando-se em conta as mediações que se articulam como inscrição para tornar possível um conhecimento científico específico. Finalizamos propondo que a realidade existe quando a inscrição torna inseparáveis os meios que produzem do que é produzido, segundo um maneirismo particular.


Palavras-chave: Alfabetização Científica; Inscrição; Clubinho de Ciências

Nenhum comentário:

Postar um comentário