Periódico: Revista Ensino
Publicação: Volume 12, numero 2, maio-
agosto 2010, p. 11-26
Titulo do artigo: Alfabetização Científica
no Clube de Ciências do Ensino Fundamental: uma questão de inscrição
Autor: Moisés Alves de Oliveira
RESUMO:
Neste trabalho são apresentadas algumas reflexões acerca do
processo de alfabetização científica em atividades práticas de um clubinho de
ciências. A questão que motivou a pesquisa foi: Quais mediações articulam a
alfabetização científica e a realidade das coisas? A perspectiva
teórico-metodológica valeu-se do conceito latouriano de inscrição e da
perspectiva etnográfica não moderna. A análise foi desenvolvida em duas etapas:
A) uma descrição considerando o efeito da exposição visual como inscrição
direta, que mantém dicotomizadas as concepções de natureza e conhecimento; B)
levando-se em conta as mediações que se articulam como inscrição para tornar
possível um conhecimento científico específico. Finalizamos propondo que a realidade existe quando a inscrição torna
inseparáveis os meios que produzem do que é produzido, segundo um maneirismo
particular.
Palavras-chave:
Alfabetização
Científica; Inscrição; Clubinho de Ciências
Nenhum comentário:
Postar um comentário