quarta-feira, 11 de junho de 2014

O Enredo da Experimentação no Livro Didático: construção de conhecimentos ou reprodução de teorias e verdades científicas?

Periódico: Revista Ensaio
Publicação: Volume 15, numero 2,  maio-agosto 2013, p. 155-167
Titulo do artigo: O Enredo Da Experimentação No Livro Didático: Construção De  Conhecimentos Ou Reprodução De Teorias E Verdades Científicas?

Autor: Roque Ismael da Costa Güllich, Lenice Heloísa de Arruda Silva 

RESUMO:
Este trabalho buscou avançar na discussão das interfaces que o livro didático exerce na produção conceitual de práticas pedagógicas, de ideologias e na produção de sentido nas ciências e em seu ensino. Para tal, utilizou-se a pesquisa qualitativa com análise documental, a fim de analisar conteúdos organizados por meio de uma categorização temática. Foram analisados dez livros didáticos de Ciências de diferentes séries, autores e coleções, em uso e catalogados no Banco do Livro de escolas públicas de Dourados , Mato Grosso do Sul. Na maior parte dos livros analisados ficou clara a presença de uma visão de ciência reproducionista, o que pode ser expresso pela freqüência de 9:10. Tal fato permite uma compreensão de que os livros têm propiciado a reprodução de verdades científicas, e com isso acabam comprometendo a construção do conhecimento científico na escola. Evidenciou-se, também, que o discurso que o conteúdo apresenta é modo autoritário, fortalece a visão simplista de docência e o positivismo lógico como concepção de ciência. A conclusão remete à necessidade de repensar os modos de produção de ensino em Ciências, além de um exame das políticas públicas e a reflexão na-ação docente por meio da discussão efetiva acerca do livro didático nos programas de formação inicial e continuada.

Palavras-chave: Livro didático. Formação de professores. Ensino de Ciências

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