Periódico:
Revista Ensaio
Publicação:
Volume
15, numero 2, maio-agosto 2013, p.
155-167
Titulo
do artigo: O Enredo Da Experimentação No Livro Didático: Construção
De Conhecimentos Ou Reprodução De
Teorias E Verdades Científicas?
Autor:
Roque
Ismael da Costa Güllich, Lenice Heloísa de Arruda Silva
RESUMO:
Este trabalho buscou avançar na
discussão das interfaces que o livro didático exerce na produção conceitual de
práticas pedagógicas, de ideologias e na produção de sentido nas ciências e em
seu ensino. Para tal, utilizou-se a pesquisa qualitativa com análise
documental, a fim de analisar conteúdos organizados por meio de uma
categorização temática. Foram analisados dez livros didáticos de Ciências de
diferentes séries, autores e coleções, em uso e catalogados no Banco do
Livro de escolas públicas de Dourados , Mato Grosso do Sul. Na maior
parte dos livros analisados ficou clara a presença de uma visão de ciência
reproducionista, o que pode ser expresso pela freqüência de 9:10. Tal fato
permite uma compreensão de que os livros têm propiciado a reprodução de
verdades científicas, e com isso acabam comprometendo a construção do
conhecimento científico na escola. Evidenciou-se, também, que o discurso que o
conteúdo apresenta é modo autoritário, fortalece a visão simplista de docência
e o positivismo lógico como concepção de ciência. A conclusão remete à
necessidade de repensar os modos de produção de ensino em Ciências, além de um
exame das políticas públicas e a reflexão na-ação docente por
meio da discussão efetiva acerca do livro didático nos programas de formação
inicial e continuada.
Palavras-chave: Livro didático. Formação de professores. Ensino de Ciências
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