Periódico: Revista Ensino
Publicação: Volume 15, numero 2, maio-agosto
2013, p 105-122
Titulo do artigo: A Educação Científica Como Elemento
De Desenvolvimento Humano: Uma Perspectiva De Construção Discursiva
Autora: Carmen Irene Correia de Oliveira
RESUMO:
O artigo discute a produção discursiva sobre
educação científica, considerando a rede
de sentidos formada pelas noções de cultura
científica, divulgação, popularização e alfabetização científica. Foi realizada
uma análise do documento Cultura Científica: um direito de todos.
Adotou-se o referencial teórico-metodológico da
análise de discurso francesa e foi efetuada uma revisão de literatura sobre
tais noções. A partir do levantamento dos termos-chave cultura científica,
alfabetização científica, educação
científica e divulgação científica, em todo documento, focalizou-se a apresentação
da obra e os artigos nos quais esses termos estão presentes. Uma leitura dos artigos vai indicar que a
questão da cultura científica está
fortemente atrelada à educação, fazendo com que os argumentos se construam no contexto de formações
discursivas engendradas na articulação
ensino-tecnologia-ciência.
Palavras-chave: Cultura científica. Educação
Científica. Análise do discurso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário