quarta-feira, 11 de junho de 2014

A Educação Científica como Elemento de Desenvolvimento Humano: uma perspectiva de construção discursiva

Periódico: Revista Ensino
Publicação: Volume 15, numero 2, maio-agosto 2013, p 105-122
Titulo do artigo: A Educação Científica Como Elemento De Desenvolvimento Humano: Uma Perspectiva De Construção Discursiva
Autora: Carmen Irene Correia de Oliveira
RESUMO:
O artigo discute a produção discursiva sobre educação  científica, considerando a rede de sentidos formada pelas noções de  cultura científica, divulgação, popularização e alfabetização científica. Foi realizada uma análise do documento Cultura Científica: um direito de todos.
Adotou-se o referencial teórico-metodológico da análise de discurso francesa e foi efetuada uma revisão de literatura sobre tais noções. A partir do levantamento dos termos-chave cultura científica, alfabetização científica, educação científica e divulgação científica, em todo documento, focalizou-se a apresentação da obra e os artigos nos quais esses termos estão presentes.  Uma leitura dos artigos vai indicar que a questão da cultura científica  está fortemente atrelada à educação, fazendo com que os argumentos  se construam no contexto de formações discursivas engendradas na  articulação ensino-tecnologia-ciência.

Palavras-chave: Cultura científica. Educação Científica. Análise do discurso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário