Periódico: Educação e Pesquisa
Publicação: Volume 31, numero 3, setembro-dezembro 2005
Titulo do artigo: Em Foco: Pesquisa-Ação sobre a Prática
Docente
Autor: Maria Amélia Santoro Franco
RESUMO:
A pesquisa-ação tem sido
utilizada, nas últimas décadas, de diferentes maneiras, a partir de diversas
intencionalidades, passando a compor um vasto mosaico de abordagens
teórico-metodológicas, instigando-nos a refletir sobre sua essencialidade
epistemológica, bem como sobre suas possibilidades como práxis investigativa. O
presente trabalho aprofunda reflexões sobre a pertinência e as possibilidades
da pesquisa-ação como instrumento pedagógico e científico, buscando indicativos
de respostas às questões: a pesquisa-ação deve ser essencialmente uma pesquisa
intencionada à transformação participativa, em que sujeitos e pesquisadores
interagem na produção de novos conhecimentos? Deve assumir o caráter
formativo-emancipatório? Mediando pesquisas e estudos já realizados, buscou-se
estruturar um processo pedagógico para a pesquisa-ação, que organize a questão
da coerência entre a ontologia e a epistemologia pretendida na pesquisa. Para
tanto, foi necessário estabelecer referências às questões: de que pesquisa falamos quando nos
referimos à pesquisa-ação? Ou mesmo, de
que ação falamos quando nos referimos à pesquisa-ação? E ainda, como pesquisa e ação se integram na
prática pedagógica da pesquisa-ação? O trabalho realça que a pesquisa-ação,
estruturada dentro de seus princípios geradores, é uma pesquisa eminentemente
pedagógica, dentro da perspectiva de ser o exercício pedagógico, configurado
como uma ação que cientificiza a prática educativa, a partir de princípios
éticos que visualizam a contínua formação e emancipação de todos os sujeitos da
prática.
Palavras-chave: Pesquisa educacional -
Pesquisa-ação - Prática pedagógica - Epistemologia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário