Periódico:
Revista Ensino
Publicação:
Volume 9, numero 1, Junho 2007, p. 72-89
Titulo
do artigo: Ensinar Ciências Por Investigação: Em Quê Estamos De
Acordo?
Autoras: Danusa
Munford e Maria Emília Caixeta de Castro e Lima
RESUMO:
Este trabalho objetiva
apresentar e discutir fundamentos teóricos e filosóficos do ensino por investigação, procurando abordar algumas
concepções dessa abordagem que são consideradas pouco apropriadas. Essa perspectiva de ensino vem
orientando um curso de pós-graduação
lato senso, ministrado pelo Centro de Ensino de Ciências e Matemática de Minas Gerais. Tomamos como pressupostos
básicos as idéias de: 1) as explicações
científicas surgem e se desenvolvem enquanto espaço de investigação
orientada; 2) nos processos de formação de professores é preciso estabelecer um
espaço permanente de investigação e trocas de vivências entre eles acerca da
implementação dessa metodologia em seu trabalho. Os resultados até aqui
encontrados dão conta de que houve uma ampliação significativa no entendimento
dos professores sobre o que é ensino por investigação e quanto às suas
aproximações e diferenças com um ensino experimental ou baseado em atividades
de investigação simples e ritualística.
Palavras
chaves: investigação, ensino de ciências e formação de
professores
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