quarta-feira, 11 de junho de 2014

Ensinar ciências por investigação: em quê estamos de acordo?

Periódico: Revista Ensino
Publicação: Volume 9, numero 1, Junho 2007, p. 72-89
Titulo do artigo: Ensinar Ciências Por Investigação: Em Quê Estamos De Acordo?
Autoras: Danusa Munford e Maria Emília Caixeta de Castro e Lima

RESUMO:

Este trabalho objetiva apresentar e discutir fundamentos teóricos e filosóficos do ensino por   investigação, procurando abordar algumas concepções dessa abordagem que são consideradas pouco apropriadas. Essa perspectiva de ensino vem orientando um curso de  pós-graduação lato senso, ministrado pelo Centro de Ensino de Ciências e Matemática de  Minas Gerais. Tomamos como pressupostos básicos as idéias de: 1) as explicações  científicas surgem e se desenvolvem enquanto espaço de investigação orientada; 2) nos processos de formação de professores é preciso estabelecer um espaço permanente de investigação e trocas de vivências entre eles acerca da implementação dessa metodologia em seu trabalho. Os resultados até aqui encontrados dão conta de que houve uma ampliação significativa no entendimento dos professores sobre o que é ensino por investigação e quanto às suas aproximações e diferenças com um ensino experimental ou baseado em atividades de investigação simples e ritualística.


Palavras chaves: investigação, ensino de ciências e formação de professores

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