quarta-feira, 11 de junho de 2014

O tema da formação de professores: trajetórias e tendências do campo na pesquisa e na ação

Periódico: Educação e Pesquisa
Publicação: Volume 39, numero 3, Julho- Setembro 2013
Titulo do artigo: O Tema Da Formação De Professores: Trajetórias e Tendências do Campo na Pesquisa e na Ação
Autor: Maria Izabel da Cunha

RESUMO:
O conhecimento dos movimentos epistemológicos, culturais e políticos que definiu, em uma perspectiva histórica, a compreensão do campo da formação de professores, pode ser uma significativa contribuição para a prática da formação. Entender esse processo na sua dimensão evolutiva favorece o entendimento da complexidade desse campo de conhecimento e as múltiplas influências que se estabelecem sobre ele. O objetivo deste trabalho, portanto, é mapear e estudar as tendências teórico-práticas que marcaram a compreensão da docência no Brasil, preferencialmente no período que se inicia na segunda metade do século XX. O trabalho reconhece sua condição aleatória e não pretende exclusividade a respeito do tema. A partir do mapeamento realizado, conclui-se que as diferentes tendências teórico-práticas para a docência tiveram significativos impactos nas pesquisas educacionais e essas, por sua vez, também exerceram um papel de protagonismo nas mudanças paradigmáticas que atingiram a formação de professores. Na medida em que o paradigma da racionalidade técnica foi dando lugar à compreensão do fenômeno educativo como produzido social e culturalmente, houve significativas mudanças nas formas de produzir conhecimento na área da educação. Todas as fases que marcam as tendências dos estudos a respeito da formação de professores produziram conceitos e se apresentaram como produtos e produtoras das ações formativas, influenciando e sendo influenciadas pelas políticas, legislações e culturas.


Palavras-chave: Formação de professores - Tendências teórico-práticas para a docência - Políticas de formação docente - Desenvolvimento profissional docente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário