Periódico: Educação e Pesquisa
Publicação: Volume 39, numero 3,
Julho- Setembro 2013
Titulo
do artigo: O
Tema Da Formação De Professores: Trajetórias e Tendências do Campo na Pesquisa
e na Ação
Autor: Maria Izabel da Cunha
RESUMO:
O conhecimento dos movimentos
epistemológicos, culturais e políticos que definiu, em uma perspectiva
histórica, a compreensão do campo da formação de professores, pode ser uma
significativa contribuição para a prática da formação. Entender esse processo na
sua dimensão evolutiva favorece o entendimento da complexidade desse campo de
conhecimento e as múltiplas influências que se estabelecem sobre ele. O
objetivo deste trabalho, portanto, é mapear e estudar as tendências
teórico-práticas que marcaram a compreensão da docência no Brasil,
preferencialmente no período que se inicia na segunda metade do século XX. O
trabalho reconhece sua condição aleatória e não pretende exclusividade a
respeito do tema. A partir do mapeamento realizado, conclui-se que as diferentes
tendências teórico-práticas para a docência tiveram significativos impactos nas
pesquisas educacionais e essas, por sua vez, também exerceram um papel de
protagonismo nas mudanças paradigmáticas que atingiram a formação de
professores. Na medida em que o paradigma da racionalidade técnica foi dando
lugar à compreensão do fenômeno educativo como produzido social e
culturalmente, houve significativas mudanças nas formas de produzir
conhecimento na área da educação. Todas as fases que marcam as tendências dos
estudos a respeito da formação de professores produziram conceitos e se
apresentaram como produtos e produtoras das ações formativas, influenciando e
sendo influenciadas pelas políticas, legislações e culturas.
Palavras-chave: Formação
de professores - Tendências teórico-práticas para a docência - Políticas de
formação docente - Desenvolvimento profissional docente.
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